Estima-se que existam cerca de 18 mil espécies de formigas. Todas são sociais e ocorrem praticamente em todos os ambientes terrestres, exceto nos polos. Uma colônia de formigas é formada por indivíduos adultos e em desenvolvimento, que são constituídos por ovos, larvas e pupas. Os adultos, com raras excepções, são fêmeas, férteis ou rainhas, cuja função primordial é a postura de ovos, e as estéreis ou operárias realizam todas as demais actividades da colônia. Os machos alados aparecem uma vez ao ano para realização do voo nupcial. As colônias podem ter uma única rainha ou várias.
Riscos e prejuizos: A presença de formigas em residências, apesar não ser considerada um perigo pelas pessoas, possui o potencial para transportar microrganismos que podem oferecer riscos à saúde humana. Quando a infestação se dá em hospitais, as formigas podem afetar diretamente a saúde pública ao transporem esses microrganismos, que atuam como vetores mecânicos.
Além disso, as formigas podem invadir e causar danos a equipamentos eletroeletrônicos, pois apresentam atração pelo campo elétrico e, além de aumentarem a umidade desses locais, liberam secreções. Quando ocorrem em fábricas de alimentos, centros de pesquisa, museus, cabines telefônicas ou equipamentos semelhantes, as formigas podem causar danos ainda maiores. Identificar corretamente a espécie de formiga, assim como conhecer sua biologia, incluindo o seu comportamento, é de extrema importância para o seu controlo.